LOGO_Backstage_Musical_NOVO2020_Crachá.

15º PRÊMIO APTR DE TEATRO



No ano em que o PRÊMIO APTR de TEATRO chega a sua 15ª edição, a Associação dos Produtores de Teatro completa 18 anos de atividades em defesa do setor cultural. Para celebrar, a entidade que há 7 anos se constituiu de forma nacional, incorpora o nome por extenso em sua logomarca. Por conta da pandemia, pela primeira vez, a premiação - que será dirigida por Fernando Libonati e apresentada por Renata Sorrah e Marco Nanini - contemplará produções de todo o Brasil, realizadas em ambiente virtual. A cerimônia acontecerá no dia 19 de agosto, às 20h.

Este ano, o APTR conta com o apoio do Itaú Cultural e do Instituto Cultural Vale. Os apresentadores estarão ao vivo, num estúdio no Rio de Janeiro, sem público ou convidados, respeitando todos os protocolos sanitários. Os premiados entrarão ao vivo, porém cada um em sua cidade. As homenagens e parte da cerimônia serão previamente gravadas. O Prêmio será transmitido pelas redes sociais da APTR - Facebook e Instagram – e pelo canal do YouTube. Serão 6 categorias, divididas em:

INÉDITOS · Espetáculo inédito, ao vivo, com estreia nas plataformas digitais / categoria ao vivo. · Espetáculo gravado inédito, com estreia nas plataformas digitais / categoria editado.

ADAPTADOS · Espetáculo apresentado na forma presencial e adaptado para as plataformas digitais / categoria ao vivo. · Espetáculo apresentado na forma presencial e adaptado para as plataformas digitais / categoria editado.

PREMIAÇÕES ESPECIAIS · Categoria Especial / 6 iniciativas que se destacaram nas plataformas digitais, selecionadas entre as 140 inscrições. · Categoria Jovem Talento – Manoela Pinto Guimarães / 5 jovens talentos que se destacaram nas plataformas digitais, selecionados entre as 140 inscrições.


Pouco antes da cerimônia, o júri do APTR 2021 - formado por: Beatriz Radunsky, Carmen Luz, Daniel Schenker, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Tania Brandão, Wagner Correa e pela comissão organizadora do prêmio - se reunirá virtualmente, definindo os ganhadores. Como o prêmio é nacional, os troféus serão entregues através dos Correios.


Oito grandes personalidades e grupos do universo teatral brasileiro, que contribuíram e contribuem para o fomento, formação de plateia, diversidade e talento, serão os homenageados desta edição: · Camila Amado (RJ) · Lea Garcia (RJ) · José Celso Martinez Corrêa (SP) · Danilo Santos Miranda (SP) · Cia. As Travestidas (CE) · Cia. Clowns de Shakespeare (RN) · Bando de Teatro Olodum (BA) · Cia. Marginal (RJ)


Durante esses quinze anos de prêmio, o APTR foi realizado em vários formatos, com patrocínio, sem apoio, em teatro e contemplando vários espaços da cidade, como Imperator, Galpão Gamboa, Teatro Carlos Gomes, Teatro Claro e os extintos Teatros Leblon e Fashion Mall. Em 2006, Marco Nanini e Renata Sorrah apresentaram no Copacabana Palace, o primeiro APTR, que premiou, na época, Marília Pêra, Marieta Severo, Hélio Eichbauer, Kalma Murtinho e Aderbal Freire Filho, entre outros. Nanini e Renata voltam, juntos, a apresentar a edição comemorativa.


A 15ª edição do APTR acontecerá em mais um ano de pandemia, num tempo de perseguição às artes, em que a cultura sofre agressões diárias, tentativas de censura e mentiras constantes do governo federal. O segmento cultural emprega, direta e indiretamente, mais de 6 milhões de brasileiros e contribui para o PIB com 2,6%. Nesses 18 meses de Covid-19, isolamentos e protocolos sanitários, a arte demonstrou a supra importância para a sobrevivência de um país e construção de uma nação com menos desigualdades. A arte e a cultura são marcos civilizatórios, que vão além da importância econômica. Por estes motivos, a realização do 15º Prêmio tem um significado maior, um significado de resistência, resiliência e de celebração do TEATRO.


Ficha Técnica: Direção e Produção: Fernando Libonati Assistente de Direção e Produção: Bernardo Dugin Apresentadores: Renata Sorrah e Marco Nanini Texto Roteiro: Daniela Pereira de Carvalho Direção de Arte: Antônio Guedes Designer Gráfico: Matheus Meira Iluminação e Efeitos: Julio Parente Cenografia: Sandro Vieira Direção Musical: Jayme Monsanto Assessoria de Comunicação: Os Javalis Selvagens Transmissão Multiplataforma: Gaby de Saboya Comissão Prêmio: Bianca de Felippes, Gaby de Saboya, Eduardo Barata, Márcia Dias, Maria Angela Menezes, Maria Siman, Marta Paret, Norma Thiré. Realização: APTR


Serviço: Dia: 19 de agosto, quinta-feira Horário: 20h, horário de Brasília Transmissão: YouTube: https://www.youtube.com/c/APTRcanal Facebook: https://www.facebook.com/APTR.COM.BR Instagram: https://www.instagram.com/aptroficial/